O Galo chega empolgado após vencer o Cruzeiro pelo Brasileirão, enquanto o Peñarol desembarca em Belo Horizonte como líder invicto do Campeonato Uruguaio

Atlético e Peñarol chegam embalados para duelo pelo Grupo G da Libertadores, nesta terça-feira (23), na Arena MRV — Foto: Pedro Souza e Reprodução/X Peñarol

Atlético e Peñarol se preparam para um confronto decisivo nesta terça-feira (23), às 21h, na Arena MRV, pela fase de grupos da Copa Libertadores. O Galo chega embalado após vencer o Cruzeiro pelo Brasileirão, enquanto o Peñarol desembarca em Belo Horizonte como líder invicto do Campeonato Uruguaio.

No último sábado (21), o time treinado pelo ex-técnico do Galo, Diego Aguirre, venceu fora de casa o Boston River por 3 a 1, alcançando 25 pontos no torneio Apertura, com 8 vitórias e um empate. Pela Libertadores, o que estará em jogo é a liderança do Grupo G.

Com duas vitórias em dois jogos, o Galo é o atual líder da chave, com 6 pontos, seguido pelo Peñarol, com 3 pontos somados após duas rodadas. Ambas equipes têm o mesmo saldo de gols (4).

Histórico dos confrontos

Ao considerar o retrospecto do duelo, o Galo leva vantagem. O Atlético já enfrentou o Peñarol cinco vezes na história e nunca perdeu para o time do Uruguai, com duas vitórias e 3 empates.

O último confronto entre as duas equipes foi há 15 anos, no amistoso Torneio de Verão, disputado pelo Atlético em janeiro de 2009. Na ocasião, o Galo comandado pelo técnico Emerson Leão goleou o Peñarol por 4 a 1, em Montevidéu, e ficou com o terceiro lugar da competição.

Histórico dos duelos entre Atlético e Peñarol:

Diego Aguirre x Galo

Contra o Atlético, o atual técnico do Peñarol, Diego Aguirre, saiu vencedor uma única vez em sete partidas. Foi nas oitavas de final da Libertadores de 2015, quando o técnico uruguaio eliminou o Galo da competição no comando do Internacional. O Galo empatou com a equipe gaúcha por 2 a 2, em BH, e perdeu por 3 a 1, no estádio Beira-Rio, no jogo de volta.

Todos os outros confrontos de Aguirre contra o Atlético foram pelo Brasileirão. Em 2015, o Galo deu o troco e bateu o Inter, ainda treinado pelo uruguaio, por 3 a 1, no Beira-Rio, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileiro.

Em 2018, como treinador do São Paulo, Aguirre empatou por 2 a 2, no Morumbi, e perdeu por 1 a 0, no Mineirão. O uruguaio voltaria a perder para o Galo em 2021, como técnico do Inter novamente, 1 a 0 para o Atlético, no Mineirão.

Em 2023, com Aguirre no comando do Santos, na estreia oficial do Galo na Arena MRV, na 21ª rodada da Série A, outro revés para a carreira do uruguaio. Sob o comando de Felipão, o Atlético bateu o Peixe por 2 a 0, com dois gols de Paulinho.

Fonte: O Tempo