Projeto tem o objetivo de criar condições favoráveis para que os bares continuem prosperando e sendo reconhecidos por moradores e turistas
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, lança nesta quarta-feira (13) o ‘Bares com Alma’, um levantamento dos 30 estabelecimentos mais icônicos e tradicionais da cidade. O projeto é uma comemoração aos cinco anos que a Unesco concedeu a BH o título de Cidade Criativa da Gastronomia – obtido em 2019.
A iniciativa busca homenagear e reconhecer bares notáveis que contribuíram para a história gastronômica da capital mineira. O projeto será apresentado em um evento restrito a convidados na quarta-feira (13). Os estabelecimentos mapeados receberão uma placa comemorativa. Durante a cerimônia, também será apresentada a lista com os bares escolhidos para participar da ação.
Na quinta-feira (14), será realizado o evento “Prosas de Balcão: Patrimônio e Autenticidade”, no Cine Santa Tereza, a partir das 10h. A entrada é gratuita e aberta ao público, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema, 30 minutos antes do início da sessão. O público também poderá participar de diversas palestras ao longo do dia.
Entre elas está a apresentação: “Lojas com História – Conhecendo Lisboa pelas Suas Lojas”, mediada por Sofia Pereira, representante do projeto em Lisboa. Outra atração será a conversa com o tema “Os Bares da Nossa Cidade: Experiências, Imaginário Coletivo e Identidade”, que contará com a participação de diversos atores do setor gastronômico de Belo Horizonte. Além disso, a programação inclui debates sobre a valorização do trabalho feminino na indústria e sobre a cultura alimentar Afro-Brasileira.
O que é o projeto ‘Bares com Alma’?
Segundo a organização do projeto, ‘Bares com Alma’ são bares tradicionais que possuem elementos que os tornam relevantes para suas comunidades e territórios da capital mineira, com pelo menos 30 anos de funcionamento, reconhecidos como locais de diferencial histórico, gastronômico e cultural para a cidade.
A inciativa irá mapeá-los e propor uma série de ações para estimular a visitação e a sustentabilidade de 30 importantes bares da capital mineira. A ideia é criar condições favoráveis para que os estabelecimentos continuem prosperando e sendo reconhecidos por moradores e turistas.
”O projeto ‘Bares com Alma’ é mais uma ação que visa dar visibilidade ao legado dos bares que, há várias décadas, enriquecem nossa cidade com uma diversidade de sabores e aromas singulares, enaltecendo a tradição belo-horizontina. Essa iniciativa não apenas valoriza a experiência e a troca cultural nesses espaços, mas também ajuda a promover a gastronomia como uma força essencial para o desenvolvimento econômico e sustentável”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O processo de seleção dos 30 ‘Bares com Alma’ contou com a ajuda de um júri composto por um grupo multidisciplinar de especialistas. Participaram da escolha representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; do Sebrae Minas; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); da Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-BH); do Sindibebidas; do Senac Minas e da Frente da Gastronomia Mineira. Também estiveram envolvidos jornalistas e influenciadores especializados, além de lideranças comunitárias.
Fonte: Itatiaia