Mais de 70 mil pessoas são esperadas no Expominas entre os dias 9 e 12 de setembro

São esperadas mais de 70 mil pessoas para um dos maiores eventos do setor de mineração da América Latina: a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024). A convenção será realizada no Expominas, na Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, entre segunda (9) e quinta-feira (12). Serão montados mais de 500 estandes expositores de diversos países e cinco palcos simultâneos para apresentar tendências do setor mineral.
O Congresso Brasileiro de Mineração, que integra a programação do evento, abrirá espaço para apresentações e debates sobre a indústria da mineração. Segundo o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, a ampla abrangência de temas é muito rica. “Teremos a oportunidade de cobrir um leque expressivo de temas. Isso contribui para a criação de um evento mais dinâmico, com maiores oportunidades para empresários do setor, estudiosos e outros públicos”, destaca Jungmann
Dentre os vários temas discutidos, serão destaques: o importante papel da oferta de minerais para a transição energética, a tributação do setor, financiamento de projetos minerais, agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis ao setor.
Rodadas de negócio vão reunir mais de 20 mineradoras e centenas de fornecedores
A edição 2024 da Exposibram aproximará mais de 20 mineradoras e 460 fornecedores selecionados do Brasil e do exterior, com o objetivo de discutir propostas comerciais e fechar contratos. As rodadas de negócio vão reunir marcas conhecidas da mineração brasileira e internacional, como: AngloGold Ashanti, Anglo American, Brazauro Recursos Minerais, Companhia Brasileira de Lítio, Fronteira Mineração, Galvani Fertilizantes, Gerdau, Grupo Avante, Jaguar Mining, Kinross Brasil Mineração, Mineração Maracá / Lundin Mining, Mineração Rio do Norte, Mineração Taboca, Mineração Usiminas, Mosaic, Nexa Resources, Samarco Mineração e Vale.
As mineradoras têm interesse em conhecer a oferta de produtos e serviços de diversos setores, como da área socioambiental (energia renovável, mitigação de impactos, relacionamento com comunidades, diversidade e inclusão etc.); logística; máquinas, veículos, equipamentos e pesquisa geológica para a produção mineral; inovações tecnológicas; itens voltados a recursos humanos, saúde e segurança ocupacional e também operacional.
Em 2023, 22 mineradoras participaram da rodada de negócios do evento e geraram a expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. Para 2024, a meta é conectar mais fornecedores e mineradoras para estabelecer parcerias.
Mineramundo: atração para estudantes
Com o intuito de oferecer uma experiência educativa e cativante sobre o setor mineral para o público infanto-juvenil, a Exposibram 2024 apresentará o espaço inédito Mineramundo. O ambiente inovador foi projetado para apresentar o universo da mineração de maneira interativa e envolvente com foco no público estudantil.
Neste espaço dinâmico, os visitantes poderão aprender mais sobre mineração, de forma interativa, por meio de telas touch, quiz, um trem cenográfico que oferece uma viagem pela história dos minerais, além de experiências imersivas com óculos de realidade virtual e fones de ouvido. Dentre as diferentes atrações, o Mineramundo vai apresentar também a “Casa da Mineração”, um lugar dedicado para exibir como a mineração está presente na prática e no dia a dia de todas as pessoas. Será possível identificar, por exemplo, quais os minérios utilizados na fabricação de eletrodomésticos, como geladeira, fogão, televisão, entre outros.
Confira os destaques da programação de cada dia do evento:
- Segunda, 9 de setembro, a partir das 16h30
Palestra sobre a transição energética no Brasil
A transição energética é um movimento global que busca conter o desequilíbrio dos sistemas de energia sobre o ciclo do carbono, controlando o impacto das atividades humanas sobre o clima. Seu objetivo é a descarbonização, ou seja, substituir as fontes de energia provenientes de carbono por fontes de energias renováveis. A palestra será realizada por mulheres do setor de mineração e energia que estão na prática realizando a Transição Energética no Brasil.
Palestrantes: Elbia Gannoum – Presidente Executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica); Fernanda Delgado – Diretora Executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV); Renata Isfer, presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás – ABiogás; Roberta Mota Cox, diretora brasileira do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC).
- Terça, 10 de setembro, a partir de 10h30
O uso de Inteligência Artificial e as inovações em geoinformação aplicada à mineração
O setor de mineração, junto com fornecedores diversos, vem aplicando as mais recentes descobertas no uso de Inteligência Artificial para cruzar banco de dados e geoinformação. O painel apresentará as inovações desta prática.
Palestrantes: Bartira Carvalho – gerente regional de vendas da Datamine; José Moreira, CEO da Innomotics; Patrícia Procópio – diretora de planejamento, inovação & ESG na Hexagon, CEO da Newverse e presidente do WimBrasil; Tiago Fontes – diretor de marketing estratégico da Huawei do Brasil.
- Quarta, 11 de setembro, a partir de 17h45
Qual o papel do Brasil na agenda global de minerais estratégicos?
Através de análises quantitativas (modelagem integrada e econométricas) e debates a nível doméstico e internacional, esse trabalho propõe a elaboração de uma agenda e recomendações que posicionem o Brasil como ator estratégico não só no suprimento de minerais, mas também nas suas respectivas cadeias de valor (baterias e veículos elétricos, células fotovoltaicas, turbinas eólicas, superligas etc.) e compreensão da mineração como fator vinculado ao interesse nacional para as novas dinâmicas de segurança e economia do século XXI.
Palestrantes: Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM); Izabella Teixeira – ex-ministra do Meio Ambiente e co-presidente do Painel Internacional de Recursos (IRP- UNEP); Rafaela Guedes – consultora independente no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).
- Quinta, 12 de setembro, a partir de 15h45
Prevenção aos efeitos das mudanças climáticas nas estruturas de mineração
Este painel abordará como as empresas identificam, avaliam e mitigam os impactos das mudanças climáticas nas estruturas de mineração, promovendo práticas sustentáveis e resilientes.
Palestrantes: Julio Cesar Nery Ferreira – diretor de sustentabilidade do IBRAM; Luiz Paniago Neves. superintendente de geotecnia de barragens e pilhas de mineração na Agência Nacional de Mineração (ANM); Nathan Debortoli, gerente de risco climático na Ausenco; Paulo Rogério da Costa, gerente geral de geologia, geotecnia e barragens da Vallourec; Sérgio Pinheiro de Freitas, diretor/presidente da Walm Engenharia.
SERVIÇO
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024)
Data: 9 a 12 de setembro
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG
Informações e inscrição: https://exposibram2024.ibram.org.br/
* A visitação à feira é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição pelo site da Exposibram.
Fonte: O Tempo