A 8ª edição do evento gastronômico que enaltece a cultura dos botecos de BH vai até o dia 26 de outubro. Veja bares participantes

Foto: Alessandro Carvalho / Diário do Comércio

A 8ª edição do Botecar, evento gastronômico que enaltece a cultura dos botecos de BH, começa nesta terça-feira (24). O festival vai até o dia 26 de outubro e, neste ano, tem como tema “Botecar é arte: coma, viva e compartilhe”.

O evento, que completa 10 anos de existência, terá uma edição que promete aos belo-horizontinos sabores autênticos e novas experiências no segmento culinário. A proposta da edição de 2024 é mergulhar na arte que existe em cada momento vivido em um boteco

edição 2024 também traz o tema “Sabores Musicais” para a confecção dos pratos. Assim, os 39 botecos participantes devem apresentar pratos inspirados em estilos musicais, homenageando, principalmente, músicos mineiros.  

Alguns dos cantores homenageados são Clara Nunes, Telo Borges, Alexandre Pires, Milton Nascimento, Saulo Laranjeira, Gusttavo Lima, dentre outros.

O organizador do festival, Antônio Lúcio Martins, destaca que o objetivo é evidenciar as risadas e as conversas na mesa de bar, os brindes e os tira-gostos. “Botecar é muito mais que ir em um festival. É a arte de comer, viver e compartilhar momentos que só se vive numa mesa de bar,” diz.

Melhor boteco de Belo Horizonte

O evento terá, em cada local participantes, pratos com ingredientes tradicionais como vários cortes de porco, boi, peixe e ingredientes típicos. Os preços dos pratos devem variar entre R$ 30,00 e R$ 44,90.

O objetivo de cada boteco é criar refeições que tenham uma experiência sensorial que vai além do paladar, provocando as emoções e a atmosfera dos ritmos que embalam o Estado.

O vencedor do Botecar será escolhido pela soma dos votos de um júri especializado e do público, que vai eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento.

O voto popular será registrado por meio de um QR Code disponibilizado nos restaurantes e direcionado para a plataforma de votação digital.

Martins ainda ressalta que, ao participar do festival, os bares ajudam a divulgar e valorizar receitas típicas e criações que são parte essencial da cultura gastronômica de Minas Gerais

“O Botecar é um ponto de encontro que une pessoas de diferentes idades em torno da comida e da cultura. O festival promove a conexão entre gerações, permitindo que os mais jovens conheçam as tradições e os mais velhos celebrem a inovação. Fico muito feliz ao ver famílias inteiras visitando os botecos participantes”, comenta.

Veja quais são os 39 botecos participantes e os homenageados

Fonte: Diário do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *