Mostra traz um recorte da coleção do Centro de Memória da Usiminas, reunidas ao longo de seis décadas e que contam parte da trajetória da arte produzida em Minas e no Brasil

Obra de Nello Nuno está na mostra “Visível Sensível: do colecionismo ao museu na Casa Fiat de Cultura”

A Casa Fiat de Cultura abre nesta terça (23) uma nova exposição. Em parceria com o Instituto Usiminas e com curadoria do professor e doutor em História da Arte Rodrigo Vivas, “Visível Sensível: do colecionismo ao museu” apresenta 50 obras e faz um recorte da coleção do Centro de Memória da Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço, reunidas ao longo de seis décadas e que contam parte da trajetória da arte produzida em Minas Gerais e no Brasil.

Nesta terça acontece, a partir das 19h30, um bate-papo com o curador para marcar a abertura com entrada gratuita – assim como a visita para a exposição. No entanto, é necessário se inscrever previamente no site do Sympla

Segundo o material de divulgação da mostra, pela primeira vez, esculturas, pinturas, desenhos e gravuras dos séculos XX e XXI, colecionadas ao longo de quase seis décadas, serão expostas de uma forma inédita.  A mostra se destaca pela diversidade do acervo, que apresenta obras de diferentes épocas, bem como pela origem dos artistas: além dos mineiros, o público poderá conferir nomes de destaques das artes visuais de todo o Brasil.

‘Visível Sensível’ – que fica em cartaz até o dia 30 de junho –  traz trabalhos de Amilcar de Castro, Lorenzato, Yara Tupynambá, Amélia Toledo, Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos, Franz Weissmann, Manfredo Souzanetto, Marcos Coelho Benjamim, Tomie Ohtake, Nello Nuno, Chanina e Siron Franco, entre outros.

A exposição “Visível Sensível: do colecionismo ao museu” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Instituto Usiminas. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.      

SERVIÇO

Exposição Visível Sensível: do colecionismo ao museu na Casa Fiat de Cultura 

Quando: Em cartaz de 23 de abril a 30 de junho

Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras) 

Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br  

Bate-papo e visita com o curador

23 de abril (terça), às 19h30, na Casa Fiat de Cultura.

A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, Funcionários, e integra o Circuito Liberdade.

Fonte: O Tempo