Camisa 9 argentino é o artilheiro da equipe no Campeonato Mineiro, com cinco gols; no último sábado (30), Dinenno marcou contra o Atlético

Artilheiro do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, Juan Ignacio Dinenno tem correspondido às expectativas da torcida na primeira temporada em Belo Horizonte. Contratado para ser o camisa 9 do time de Nicolás Larcamón, o argentino já se aproxima do mesmo número de gols de Gilberto, em 2023, mas com 20 jogos a menos em relação ao centroavante brasileiro, hoje no Juventude.

Neste começo de ano, Dinenno já marcou cinco gols pelo Cruzeiro, sendo quatro de cabeça. O último, inclusive, contra o Atlético, foi decisivo para a equipe celeste recuperar a vantagem para a segunda final do Mineiro. Em busca do título do Estadual, o Cruzeiro pode até empatar para ficar com o troféu no domingo (7), às 15h30 (de Brasília), no Mineirão, em BH.

Na temporada passada, Gilberto foi uma aposta da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste para uma campanha de manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro. O objetivo de permanecer na elite do futebol nacional foi conquistado, mas nem de perto com o brilho do atacante. Isso porque, em 32 jogos no ano, ele fez seis gols e chegou até a ficar fora da lista de relacionados em algumas partidas.

Em 18 de janeiro deste ano, o Cruzeiro encerrou uma “novela” e rescindiu o contrato de Gilberto. Sem o prestígio dos cruzeirenses, o atacante estava afastado do elenco principal e treinava de forma separada na Toca da Raposa II, na capital mineira, desde outubro de 2023.

Já em 2024, o panorama tem sido positivo para o Cruzeiro. Segundo dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas de futebol, Dinenno precisa, em média, de 172 minutos para marcar um gol no Mineiro. Além disso, 41% (11/27) das finalizações do argentino foram no rumo da meta adversária.

Vale destacar que, depois de ter deixado o Pumas, do México, Dinenno assinou contrato até o fim de 2026 com o Cruzeiro.

Gilberto vive grande fase em 2024

Com os ânimos renovados na Serra Gaúcha, Gilberto é um dos destaques do Juventude no Estadual. Finalista pelo time de Caxias do Sul, o camisa 9 já marcou seis gols em 12 jogos pelo clube, ou seja, tem média de um a cada duas partidas.

Com Gilberto em campo, o Juventude visitará o Grêmio no sábado (6), às 16h30 (de Brasília), em Porto Alegre, pelo confronto decisivo do Gauchão. A primeira final terminou sem gols no último sábado (30), no Alfredo Jaconi.