Jogadores e comissão técnica lutam por dar ‘resposta’, com melhores desempenhos e, principalmente, resultados

Cruzeiro está fora da zona de classificação às oitavas de final — Foto: Staff Images/Conmebol

Em cerca de três meses de temporada, este é considerado o momento de maior pressão no Cruzeiro, e uma vitória na noite desta terça-feira (23/4) é tida como obrigatória pela torcida. A partir das 19h (de Brasília), o time enfrenta o Unión La Calera, pela fase de grupos da Sul-Americana, cujo torneio a Raposa ainda não venceu nesta edição.

Até aqui, foram dois empates: 0 a 0 com a Universidad Católica, na Colômbia, e um frustrante 3 a 3 com o Alianza, no Mineirão. Com esses dois pontos somados, o clube celeste está na 3ª colocação do Grupo B, atrás do próximo adversário e fora da zona de classificação para as oitavas de final.

Mas essa tensão sobre o Cruzeiro passa longe de ser somente devido à competição internacional. Derrota por 3 a 0 (considerada barata) para o Atlético nesse final de semana; outro revés para o maior rival perante a China Azul, que culminou na perda do título estadual; eliminação na primeira fase da Copa do Brasil; e escolhas controvérsias de Larcamón e, agora, de Seabra; são algumas das razões.

Time

E por falar no treinador, a expectativa fica por conta de mudanças na equipe titular. Contestado, o zagueiro Neris deve ser mantido, enquanto Zé Ivaldo e João Marcelo ‘brigam’ pela outra vaga. Já o volante Lucas Romero, que cumpriu suspensão no Campeonato Brasileiro, deve recuperar a vaga ocupada por Filipe Machado.

Outro que pode voltar à titularidade, deixando o grupo mais ofensivo, é o meia Mateus Vital. Banco nas últimas partidas, ao ‘perder’ posição para o volante Ramiro, o camisa 7 tem entrado e ajudado, como no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, quando fez o gol já nos últimos minutos de bola rolando no Castelão.

“Precisamos desses três pontos para não nos complicarmos no grupo. É normal que o torcedor fique frustrado com esses resultados. Precisamos demonstrar para nós mesmos que somos capazes de classificarmos. Peço à torcida que continue no apoiando, pois vontade não faltará”, afirmou Vital.

O atacante Juan Dinenno, lesionado, continua de fora, assim como o meia Japa, que se recuperou e já voltou a treinar normalmente com seus companheiros. O lateral-direito Helibelton Palacios, o zagueiro Pedrão, o meia Vitinho e o atacante João Pedro não viajaram; o goleiro Gabriel Grando, recém-contratado, não poderá atuar nesta fase da Sul-Americana pois não foi inscrito a tempo.

Adversário

Se a situação na Toca da Raposa não está boa, em La Calera está ainda pior. O clube vem de derrota em casa para o Everton e é o atual vice-lanterna do Campeonato Chileno, na zona de rebaixamento.

Para piorar, os mandantes atuarão longe de sua cidade natal. Como o seu estádio, o Nicolás Chahuán Nazar, não suporta receber 10 mil torcedores – quantidade exigida pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) –, a direção do Unión resolveu mandar o jogo em Concepción, no Chile, cidade a cerca de 600 km de La Calera.

Ficha técnica

O quê: Unión La Calera x Cruzeiro

Quando: terça-feira, 23 de abril de 2024, às 19h (de Brasília)

Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana

Onde: Estádio Municipal de Concepción

Provável La Calera: Matías Ibañez; Raimundo Rebolledo, Nicolás Ferreyra, Ezequiel Parnisiari e Esteban Matus; Luciano Aued, César Pérez, Matías Cavalleri; Gabriel Hauche, Franco Soldano e Emanuel Gigliotti. Técnico: Carlos Galdames.

Provável Cruzeiro: Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo (João Marcelo) e Marlon; Lucas Romero, Ramiro (Mateus Vital), Lucas Silva e Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafael Silva (Rafael Elias). Técnico: Fernando Seabra.

Arbitragem: Mario Díaz de Vivar (PAR); Milciades Saldivar (PAR) e José Villagra (PAR). VAR: Ulises Meireles (PAR)

Transmissão: Paramount+ e FM O TEMPO

Fonte: O Tempo