Time celeste quer vitória para tentar voltar ao G4 e para aumentar estatística positiva no primeiro turno do Brasileiro
O Cruzeiro encara o Juventude nesta quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de olho em marcas importantes. O time de Fernando Seabra tem chance de voltar ao G4 e registrar sua melhor campanha no turno da competição desde 2014.
Na sétima colocação, o Cruzeiro soma 29 pontos em 17 jogos. Caso vença o time gaúcho, a equipe celeste chegaria aos 32, com chances de voltar ao pelotão de elite do Nacional. Para isso, dependeria dos resultados dos jogos de Bahia (6º colocado com 30 pontos) e São Paulo (5º colocado com 31 pontos), que enfrentam Atlético-GO (20º colocado com 11 pontos) e Botafogo (1º colocado com 39 pontos), respectivamente.
Outra partida importante e que estaria diretamente ligada à classificação do Cruzeiro seria Internacional x Fortaleza. Por compromisso do Inter na Sul-Americana nessa terça-feira, contra o Rosario Central, da Argentina, a partida do Brasileirão terá uma nova data marcada.
Melhor campanha no turno desde 2014
O Cruzeiro já tem sua melhor campanha no turno do Campeonato Brasileiro desde o ano do bicampeonato brasileiro (2014), mesmo com um jogo a menos. A partida contra o Internacional, válida pela quinta rodada, foi adiada devido às fortes chuvas recentes no Rio Grande do Sul. O duelo ainda não tem nova data.
De 2015 a 2023, a melhor campanha do Cruzeiro ao fim do primeiro turno foi em 2017. Naquela ocasião, o time celeste fez 27 pontos em 19 partidas (47,4% de aproveitamento). A atual campanha já supera o melhor desempenho celeste em números (29 pontos em 17 jogos).
Em 2015, o Cruzeiro fez 22 pontos ao fim do turno e ficou na 14ª colocação. Em 2016, somou 19 pontos (18ª colocação); em 2017 fez 27 pontos (7ª colocação); em 2018 fez 26 pontos (8ª colocação), e em 2019 teve 18 pontos (17ª colocação).
Entre 2020 e 2022, a equipe estrelada ficou fora da Série A do Campeonato Brasileiro e jogou à Série B.
Mudanças no time
O técnico Fernando Seabra mudará mais uma vez o time titular do Cruzeiro para a partida contra o Juventude. O treinador fará pelo menos duas mudanças na equipe por questões de suspensão e lesão.
Seabra não poderá contar com o meia-atacante Álvaro Barreal, suspenso. De última hora, o atacante Gabriel Veron também virou baixa e não entrará em campo por causa de lesão muscular na coxa esquerda.
Há uma expectativa de que Matheus Henrique, um dos reforços contratados nesta janela de transferências, seja escalado como titular pela primeira vez. Ele ocuparia a vaga aberta por Barreal. Como ainda está em processo de readaptação ao futebol brasileiro e buscando o melhor condicionamento físico, o camisa 97 poderia ficar em campo nos primeiros 45 minutos de jogo.
Outra alternativa para Seabra é optar pelo garoto Vitinho. O jovem meia-atacante tem sido opção recorrente em partidas do Cruzeiro nesta temporada. Autor de um gol neste ano, o prata da casa fez o 15º jogo no ano, até aqui.
No ataque, pela ausência de Gabriel Veron, Seabra tem a opção de escalar Lautaro Díaz ou Kaio Jorge. Os dois jogadores contratados recentemente como reforços para a sequência da temporada podem até jogar juntos, caso o treinador entenda que Arthur Gomes deva sair do time.
O Juventude não perde há cinco jogos na temporada, incluindo o Brasileirão e a Copa do Brasil, com duas vitórias e três empates. Na última rodada da Série A, o Papo empatou em Brasília com o São Paulo.
Novidades na lista
Na lista de relacionados, Fernando Seabra relacionou pela primeira vez o zagueiro Jonathan Jesus. O defensor foi contratado junto ao Ceará e é mais um reforço dessa janela de transferências.
Outro que aparece pela primeira vez é o volante Walace. O meio-campista não deve começar como titular, mas pode ser opção no decorrer da partida para ir ganhando minutos e ritmo de jogo.
Ausência sentida fica por conta do jovem atacante Robert. Por opção, o jogador não foi relacionado por Seabra. Apesar disso, Juan Dinenno volta depois de ficar no estaleiro se recuperando de lesão no púbis.
O lateral-esquerdo Marlon volta a ser opção, após se recuperar de lesão muscular na altura do ombro.
O adversário: Juventude
A equipe está em 12º com 21 pontos em 16 jogos e pode ganhar apenas uma posição em caso de vitória. Para o confronto, o técnico Jair Ventura tem uma série de desfalques:
O zagueiro Rodrigo Sam e o volante Jadson (ex-Cruzeiro) estão suspensos, enquanto o atacante Gilberto, outro ex-Cruzeiro, é dúvida após sofrer pancada no último jogo. Além deles, os atacantes Edson Carioca e Diego Gonçalves, e o zagueiro Danilo Boza estão entregues ao departamento médico.
Por fim, o recém-contratado Guilherme Castilho é ausência porque está aprimorando a parte física.
As novidades para enfrentar o Cruzeiro são o zagueiro Zé Marcos e o atacante Marcelinho, que estavam no DM.
CRUZEIRO X JUVENTUDE
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Henrique (Vitinho) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
Juventude
Gabriel; João Lucas, Abner (Yan Souto), Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Luís Oyama e Jean Carlos; Erick Farias, Lucas Barbosa e Gabriel Taliari. Técnico: Jair Ventura
- Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 24 de julho de 2024, às 19h (de Brasília)
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
- Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (CBF/DF)
- Assistentes: Carlos Henrique A. de Lima Filho (CBF/RJ e Lucas Costa Modesto (CBF/DF)
- VAR: Rodolfo Toski Marques (VAR-FIFA)
- Transmissão: Premiere; Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube)
Fonte: Itatiaia