Nesta temporada, haverá também a ação Vivência Frida, que contempla uma oficina, o espetáculo e um bate-papo após a apresentação

‘Frida em Fragmentos e Passos’ volta em cartaz neste fim de semana — Foto: Heverton Silas/divulgação

O espetáculo “Frida em Fragmentos e Passos” volta em cartaz neste fim de semana em Belo Horizonte. Desta vez, a montagem, será encenada na Funarte, na sexta e sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h. Nesta temporada, haverá também a ação Vivência Frida, que contempla uma oficina, o espetáculo e um bate-papo após a apresentação.

Com o foco no público feminino, o objetivo é criar uma ponte para ampliar a percepção sobre o corpo/casa como moradia de criação, compreendendo e superando os limites. Segundo a organização, “a intenção é abrir as cortinas e colocar o público dentro da peça. Dando a oportunidade de participar dos bastidores, ensaio técnico, oficina de jogo cênico e um bate-papo pós-espetáculo.”

“Frida em Fragmentos e Passos” tem dramaturgia, atuação e direção de Bárbara Oliveira e é um drama inspirado na vida da pintora mexicana Frida Kahlo. “A peça faz um mergulho profundo e poético na obra da artista, por meio de fragmentos de sua vida, ligados em cinco atos, e nos quais apresento a Frida em cinco personalidades: a amiga imaginária, que é a bailarina; a madrinha, que é a morte; a esposa, a pintora e a artista, que é a própria Frida Kahlo, e a criança, que é a Frieda”, explicou Bárbara, em entrevista ao O TEMPO, em janeiro.

A atriz conta que teve contato com a obra da artista na faculdade de moda, em 2008, quando aprofundou na obra da pintora para um trabalho universitário. “Frida me intriga e me instiga, a forma como ela transformou a sua dor em arte. Assim como ela, eu também uso a escrita como escape e cura”, relata. A ideia do espetáculo maturou ao longo dos anos em que estudou teatro e começou a sair do papel em 2021. “Revisitei minhas anotações, reli livros e pesquisei obras. Foram cinco meses de estudo até o roteiro nascer”, revela a artista.

SERVIÇO

Espetáculo ‘Frida em Fragmentos e Passos’
Quando. sexta (19) e sábado (20), às 20h, e domingo (21), às 19h
Onde. Funarte (rua Januária, 68, centro)
Quanto. Entre R$ 15 e R$ 35, no Sympla

Fonte: O Tempo