Equipes de Juan Pablo Vovjoda e Fernando Seabra vão se enfrentar nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília), no Castelão, pela 2ª rodada da Série A

Fortaleza, de Juan Pablo Vovjoda, e Cruzeiro, de Fernando Seabra, vão se enfrentar no Castelão

Em busca da segunda vitória e de estabilidade na Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Cruzeiro vão se enfrentar nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília). As equipes de Juan Pablo Vovjoda e Fernando Seabra medirão forças no Castelão, em Fortaleza.

Na rodada de abertura do Brasileirão, o Leão do Pici derrotou o São Paulo, no Morumbis, em São Paulo, enquanto o time celeste venceu o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Fortaleza minimizou pressão com vitórias

Após a final do Campeonato Cearense, em que o rival Ceará ficou com o título, Vovjoda ficou pressionado no Fortaleza. Pela diferença de investimento entre os clubes, houve cobranças da torcida em relação ao treinador argentino. No entanto, o primeiro passo para a “volta por cima” foi dado na última quarta-feira (10), quando o Leão goleou o Nacional Potosí, por 5 a 0, na Copa Sul-Americana.

Diante da fragilidade dos bolivianos, o Fortaleza tinha um confronto difícil contra o São Paulo e venceu com a estratégia de Vovjoda, o que amenizou a pressão e aumentou a estabilidade no cargo.

Como chega o Fortaleza

O técnico Juan Pablo Vojvoda tem alternado o esquema do Fortaleza nas últimas partidas, variando entre o 3-5-2 e o 4-3-3. Para enfrentar o Cruzeiro, o treinador deve escalar o lateral-direito Tinga, retornando portanto a um posicionamento com quatro defensores.

No meio de campo, Hércules e Zé Welison são os volantes titulares e Pochettino, que havia ficado alguns jogos no banco, teve uma boa atuação na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, no fim de semana passado, e deve ser mantido entre os titulares.

Marinho vem tendo mais oportunidades com Vojvoda, depois de um início apagado em 2024, e deve formar com Lucero e Machuca o trio ofensivo.

O meia Calebe, ex-Atlético, tem um edema muscular na coxa esquerda e está fora da partida. O zagueiro Tomás Cardona deve ser outro desfalque, com desconforto muscular na coxa direita.

Reforços do Fortaleza podem estrear?

Dos três reforços contratados nessa janela nacional de transferências de abril, somente o atacante Renato Kayzer vai estar à disposição de Vojvoda nesta quarta-feira, no banco. Martinez, contratado do América, e Felipe Jonatan, emprestado pelo Santos, ainda não estão regularizados na CBF.

Cruzeiro pode ter mudança?

Para o duelo, o técnico Fernando Seabra pode repetir a equipe que conquistou os três pontos diante do Botafogo. No entanto, o meia Matheus Pereira, que sofreu uma pancada no pé esquerdo e deixou o Mineirão mancando no último domingo (14), pode ser poupado.

Se Matheus Pereira for preservado, especialmente de olho no clássico contra o Atlético no fim de semana, o camisa 10 deve ser substituído por Mateus Vital.

Contra o Botafogo, Seabra escalou o Cruzeiro com três volantes e manteve a defesa com Neris, criticado pela torcida, entre os titulares. A grande novidade foi a entrada de Ramiro, que fez boa atuação e pode ser mantido entre os 11 jogadores.

No ataque, Rafa Silva, que marcou um dos gols na vitória contra o Botafogo, deve receber uma nova chance como titular.

Já em solo nordestino, o Cruzeiro vai encerrar a preparação na noite desta terça-feira (16), às 18h30 (de Brasília).

Ausências no Cruzeiro

O atacante argentino Juan Ignacio Dinenno, com uma fratura no nariz e um edema na coxa esquerda, ficou novamente fora da lista de relacionados e, por isso, não viajou para a capital cearense. Quem também ficou fora da lista de Seabra foi o goleiro Rafael Cabral, de saída do Cruzeiro.

Novidade entre os relacionados

Para enfrentar o Fortaleza, a principal novidade entre os relacionados do Cruzeiro foi a presença do meia Vitinho, de 20 anos. Revelado na Toca da Raposa, o armador voltou a ser opção e corre por fora caso Matheus Pereira não seja titular.

Volta ao palco de ‘arrancada’ em 2023

Quase cinco meses após o último confronto, o Cruzeiro visitará o Fortaleza, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Novamente comandado por Fernando Seabra, o time celeste volta ao local onde deu passo importante para escapar do rebaixamento em 2023.

No dia 18 de novembro do ano passado, o Cruzeiro chegou a Fortaleza sob extrema pressão. À época, a equipe estava na zona da degola, com 37 pontos, e vinha de três derrotas consecutivas no Brasileirão. Sob a desconfiança da torcida e com a recente demissão de Zé Ricardo, coube a Paulo Autuori e Seabra “assumirem a bronca” na reta final do campeonato.

Na estreia da dupla, justamente contra o Fortaleza, o Cruzeiro foi pressionado, mas conquistou uma vitória importantíssima. Aos 35 minutos do segundo tempo, Bruno Rodrigues recebeu belo passe de Ian Luccas e tocou na saída de João Ricardo para marcar o único gol do jogo. A partida, atrasada pela 30ª rodada, marcou a saída dos mineiros do Z4.

A vitória foi tão importante para o Cruzeiro que, após o resultado em Fortaleza, o time não perdeu mais no Brasileirão. Dali em diante, foram mais quatro empates e uma vitória.

Com 47 pontos, quatro à frente do Santos, o primeiro rebaixado e 17º colocado, o Cruzeiro terminou a campanha em 14º lugar.

Cruzeiro tem retrospecto positivo no Castelão

Será o oitavo confronto entre Cruzeiro e Fortaleza no maior palco do futebol cearense. No Castelão, o clube celeste já venceu quatro duelos, empatou um e perdeu dois para o Leão.

Fortaleza x Cruzeiro

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Hércules e Pochettino; Marinho, Lucero e Machuca. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Cruzeiro

Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Ramiro, Lucas Silva e Matheus Pereira (Mateus Vital); Arthur Gomes e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra.

Fonte: Itatiaia