Com lançamentos para a temporada primavera-verão 2025, programação contará com desfiles nos três dias de evento

Toni Barros expõe pela terceira vez no Minas Trend — Foto: Fred Magno/ O TEMPO

Um dos maiores eventos de moda de Minas Gerais começa nesta terça-feira (16), em Belo Horizonte, e vai até a próxima quinta (18). Trata-se da 31ª edição do Minas Trend, que reunirá mais de 120 marcas expositoras, das quais 50 são estreantes.

São marcas de diferentes segmentos da moda, como vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, sleepwear (roupas para dormir) e moda praia. Promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Minas Trend apresentará tendências para a temporada primavera-verão 2025 sob o tema “Onde a moda movimenta o mercado.”

Os expositores vêm de diferentes partes do país e foram selecionados seguindo critérios como o conceito de moda, design e qualidade das matérias-primas. Dentre eles, está o expositor pernambucano Antonio de Pádua Barros. Ele é proprietário da marca Toni Barros, com sede em São Paulo, que fabrica joias e bijuterias feitas a partir de crochê e fios de metal. Esta é a terceira vez que o expositor participa do evento.

“O Minas Trend reúne a maioria dos nossos clientes atacadistas do Brasil inteiro. A feira é uma referência no setor, já fazemos as nossas coleções sazonais pensando no Minas Trend”, afirma. Segundo ele, o evento já faz parte do calendário da marca. “Nós participamos de outros eventos, inclusive de fora, mas é com o Minas Trend que conseguimos os melhores resultados”, comenta, em conversa por telefone com a reportagem.

Presidente do SindiJoias, Murilo Graciano destaca que, em termos de negócios, o Minas Trend representa um momento “de captação de negócios e parceiros.” “As fábricas conseguem trabalhar na criação das suas coleções, até mesmo no manuseio e produção, para chegar neste momento de apresentar aos seus clientes. Então, todo esse storytelling pode ser contato neste evento”, analisa.

Uma das apostas do Minas Trend, porém, está na celebração de marcas mineiras autorais. Para isso, elaborou um coletivo com 11 grifes daqui, que estarão presentes no salão de negócios. São elas Atelier Filha Única, Chão Artesanal, Guri Handmade, Haddock Brasil, Iáskara Oliveira, Malume, Manuart Crochê, Realiser Alfaiataria, Refeito, ValériaDValéria e Watson Brand. 

Programação de desfiles

Haverá programação de desfiles para os três dias de feira, mas a participação deles é exclusiva para os convidados das marcas. O desfile Coletivo Infanto Juvenil abre o evento a partir das 13h com apresentação de vestuário e acessórios voltadas para esse tipo de público. No mesmo dia, às 16h, desfilam as marcas Garotada, Maria Lua Calçados, Momi, Tribo da Preservação e Bibe. O público infanto-juvenil, aliás, é outra grande aposta da edição deste ano.

Está prevista, por exemplo, a ação Minas Trend Kids – Baby e Teens, que será realizada pela primeira vez no Minas Trend, com a participação de 28 marcas expositoras no Salão de Negócios, das quais a maioria é mineira. Na ocasião, cerca de 70 modelos, entre crianças e adolescentes, levarão para as passarelas as tendências da moda primavera-verão. Além disso, também haverá exposição de roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas.

Na quarta-feira (17), acontecerão os desfiles das marcas infanto-juvenis Gabriela Aquarela, Pinkx, Digi, Amoreco e Piskuila, às 10h30. Na parte da tarde, sobem na passarela as grifes Nike, Levi’s, Jordan, Hurley, Converse, Youccie e Oliver. Os desfiles das marcas Luluzinha, Mylu, Precoce e Anime encerram o dia. Na quinta-feira (18), último dia de evento, haverá desfile com as grifes Mio Bebe, Reserva e Authoria. 

Oficinas e palestras

A 31ª edição do Minas Trend contará ainda com mais de 30 palestras, oficinas e lives de diferentes vertentes da moda, tais quais técnicas de modelagem, moda infantojuvenil, estampas, acabamento em costura, gestão, marketing digital, visual merchandising, moda circular e empreendedorismo feminino. 

As oficinas e palestras são gratuitas, mediante retirada de ingressos, e acontecerão no Minascentro e em outros pontos da cidade, como no Museu da Moda, Casa Fiat de Cultura, Senai Horto e P7 Criativo. O objetivo das oficinas, segundo a organização, é refletir sobre o atual momento da indústria da moda produtiva e varejista e as perspectivas de futuro.

Fonte: O Tempo