
A personagem Pimpa, uma cachorrinha italiana com bolinhas vermelhas, orelhas compridas e língua de fora, chega a Belo Horizonte em uma exposição infantil interativa. A partir desta terça-feira (9) até 18 de agosto, a casa Fia de Cultura recebe a exposição gratuita “Pimpa na Casa Fiat de Cultura”, uma mostra sensorial e imersiva.
Em um percurso lúdico, o público poderá interagir com diferentes ambientes para completar desafios e jogos. O percurso expositivo convida o visitante a aprender sobre pratos típicos italianos e sobre a agricultura, viajar pelo espaço, procurar personagens fantásticos, encontrar pessoas famosas e conhecer a excelência italiana.
A exposição é composta por desenhos e textos, utilizando do recurso de quiz para estimular a observação e o aprendizado. Elementos reais como barco, varas de pescar, máscaras de carnaval entre outros estimulam a interação de crianças e adultos com a história. A mostra ainda terá uma sala de vídeos – onde será possível assistir aos desenhos animados de Pimpa e um espaço para os visitantes criarem seus próprios desenhos.
A programação terá ainda a contação de história “A Maleta de Pimpa”, às 10h30, neste domingo (14). A atriz e professora da Fundação Torino, Cristiane Horta, a partir da técnica lúdica desenvolvida por ela, utilizará objetos, músicas, efeitos sonoros e brincadeiras interativas para despertar o interesse de toda a família em ouvir histórias e motivá-los a participar da atividade.
Para a Cônsul Geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, o sucesso de Pimpa com o público infantil, na Itália, é comparável a Turma da Mônica, no Brasil. “O bom êxito de Pimpa no mercado italiano deu-se devido a tantos fatores, como a condução do cartunista Altan, que soube criar um personagem rodeado de seus amigos, dando voz às necessidades e sonhos das crianças, ao mesmo tempo que faz refletir nos adultos a beleza da inocência infantil”, afirma.
Anota Aí
Pimpa na Casa Fiat de Cultura
Quando: 9 de julho até 18 de agosto
Onde: Casa Fiat de Cultura | Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segunda-feiras)
Inscrição gratuita: Sympla
Contação de história “A maleta de Pimpa”
Quando: domingo (14)
Onde: Casa Fiat de Cultura | Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Horário: 10h30
Inscrição gratuita: Sympla
Fonte: BHAZ