Por meio do Sebraetec, instituição oferece consultorias personalizadas para micro e pequenas empresas

Loja virtual pode ser um próximo passo para estabelecimentos que contam com espaço físico – Foto: Reprodução / Adobe Stock

Em um cenário cada vez mais marcado pela presença do digital, micro e pequenas empresas têm buscado novas formas de expandir sua atuação e melhorar o desempenho comercial por meio da digitalização. Nesse contexto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) disponibiliza consultorias e capacitação por meio do Sebraetec e, dessa forma, tem sido um importante aliado para empreendedores que desejam aprimorar sua presença no ambiente on-line e adotar estratégias eficazes de comércio eletrônico.

Segundo a analista do Sebrae Minas, Carla Gobb, o Sebraetec oferece soluções personalizadas para cada estágio de maturidade digital das empresas. “A Jornada Mais Digital é voltada para quem está começando ou não utiliza de maneira adequada os canais mais básicos. Já para aqueles que buscam aumentar as vendas, mas não sabem se devem abrir uma loja virtual ou apostar em marketplaces, também temos soluções específicas”, afirma.

A digitalização de empresas envolve o uso de diversas ferramentas. Entre as opções oferecidas pelo Sebraetec estão a criação de lojas virtuais, a entrada em marketplaces, a aplicação de estratégias omnichannel, o uso de SEO (Search Engine Optimization) e o tráfego pago.

Para empresas que já atuam nas redes sociais ou têm um espaço físico consolidado, a criação de uma loja virtual própria pode ser o próximo passo na jornada de crescimento digital. “Às vezes, o cliente já vende bastante pelas redes sociais ou no espaço físico, mas quer potencializar suas vendas. Nesse caso, oferecemos a possibilidade de criar uma loja virtual, um site próprio, ou até mesmo avaliar a viabilidade de entrar em um marketplace”, explica Carla Gobb.

Os marketplaces são plataformas de e-commerce que funcionam como verdadeiros shoppings virtuais e podem ser uma boa oportunidade para pequenos negócios. Entretanto, como alerta a analista do Sebrae Minas, é fundamental ter uma estratégia clara e conhecimento sobre o funcionamento dessas ferramentas.

O Sebraetec também oferece consultoria para o uso de estratégias mais avançadas no ambiente digital. O omnichannel, por exemplo, é uma estratégia que integra todos os canais de comunicação de uma empresa para melhorar a experiência do consumidor.

Outro aspecto relevante é o SEO, que envolve técnicas de otimização para mecanismos de busca, como o Google, garantindo que a empresa apareça entre os primeiros resultados nas pesquisas on-line.

O tráfego pago é outra ferramenta importante. Anúncios nas redes sociais, links patrocinados e outras mídias digitais garantem que a marca atinja de forma mais assertiva seu público-alvo. “O tráfego pago permite segmentar os anúncios de acordo com o perfil do consumidor, o que facilita acompanhar e mensurar os resultados de forma precisa”, pontua a analista do Sebrae Minas.

Sebrae oferece acompanhamento personalizado

Um dos principais diferenciais do Sebraetec é o acompanhamento personalizado durante todo o processo de digitalização. “O Sebraetec oferece consultoria tecnológica com profissionais experientes, e o cliente paga apenas 30% do valor, enquanto o Sebrae arca com os outros 70%”, explica Carla Gobb.

Mundo digital salva fundição – A Fundição Nova União, instalada em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, observou uma queda brusca em suas vendas e estava a ponto de encerrar suas operações. Porém, ao buscar ajuda no Sebrae Minas encontrou no mundo digital uma nova oportunidade para os negócios. De acordo com a proprietária de empresa, Lucivânia de Andrade Ferreira, as vendas praticamente dobraram após a consultoria do Sebraetec.

A empresa, especializada na produção de placas, entre outros produtos, conseguiu melhorar o uso de ferramentas como as redes sociais e o tráfego pago, direcionando o conteúdo para potenciais clientes. “Já impulsionávamos nossa empresa na internet, mas não dava em nada”, explica.

Com a aplicação dessas ferramentas, as vendas ultrapassaram os limites de São Sebastião do Paraíso e as divisas de Minas. Atualmente, a fundição conta com clientes em mercados como Rio de Janeiro e São Paulo, além de diversas cidades mineiras.

Fonte: Diário do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *