Iniciativa gratuita comemora do Dia Nacional do Pão de Queijo, celebrado neste sábado (17)

Para celebrar o Dia do Pão de Queijo em 17 de agosto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) preparou uma série de ações e atividades especiais para a Semana Integrada do Pão de Queijo. O evento começa nesta segunda-feira (12) e vai até o sábado (17) na Faculdade Senac e no Mercado Central.
Totalmente gratuito, o evento oferece ao público atividades que abordam as origens do pão de queijo, sua importância cultural para Minas Gerais e as diversas formas de preparo. Palestras e workshops serão realizados na Faculdade Senac, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte, nos dias 12, 13 e 16.
As inscrições para participar das atividades da semana podem ser feitas neste link. Já para o dia 17, quando se comemora o Dia Nacional do Pão de Queijo, haverá distribuição gratuita da iguaria, preparada durante os workshops e também pelos alunos do curso superior de Gastronomia da Faculdade Senac, no Mercado Central de Belo Horizonte.
No local, haverá ainda exposições e oficinas práticas de preparo das receitas. A coordenadora de extensão da Faculdade Senac, Cristiana Lopes, ressalta a tradição da data.
“A Faculdade Senac celebra o Dia do Pão de Queijo desde 2016. Este ano, com a Semana Integrada e diversas atividades em dias e horários diferentes, podemos alcançar mais pessoas. Convidamos todos a explorar as nuances históricas, culturais e gastronômicas que fazem do pão de queijo mineiro um ícone amado em Minas, no Brasil e no mundo”, afirma.
Pão de Queijo com escaldo ou sem escaldo?
Junto à distribuição no Mercado Central, o Programa Primórdios da Cozinha Mineira, uma iniciativa de pesquisa e resgate gastronômico do Senac, investiga uma questão polêmica: “Afinal, o Pão de Queijo deve ser escaldado ou não durante o preparo? E por quê?”
O escaldo geralmente envolve leite, água, óleo e sal fervidos, que são misturados ao polvilho até formar uma massa consistente. O público poderá participar de uma pesquisa on-line enquanto degusta ambas as versões da receita.
O tema também será abordado na “Cozinha laboratório: Experiências com o pão de queijo”, que ocorrerá no dia 17, na Cozinha Didática do Mercado Central. A experiência será realizada em três sessões, com inscrições gratuitas pelo link.
A assessora de projetos especiais do Senac e responsável pelo programa Primórdios, Vani Pedrosa, destaca que a questão vai além do sabor.
“Essa é uma discussão que remete à origem do Pão de Queijo. Como ele se tornou o que é hoje em Minas Gerais, atravessando fronteiras e até se tornando ingrediente de muitas outras receitas? O Senac, como um laboratório técnico de desenvolvimento de práticas gastronômicas, oferece um olhar aprofundado sobre a técnica”, explica.
Confira a programação completa do evento
- Faculdade Senac – Belo Horizonte (Rua dos Goitacazes, 1159 – Barro Preto)
12, 13 e 16 de agosto
13h30 às 17h30 – Workshop: Pão de Queijo na prática: a mineiridade nas técnicas e modos de fazer
13 de agosto
11h30 às 12h30 – Palestra: Nuances do pão de queijo: Você sabe qual polvilho e queijo usar?
18h às 19h – Palestra: Pão de Queijo: Cultura alimentar e valor nutricional
- Mercado Central de Belo Horizonte (Av. Augusto de Lima, 744 – Centro)
17 de agosto
Manhã – Distribuição de pão de queijo
8h30, 10h e 11h30: Cozinha laboratório: Experiências com o pão de queijo
Fonte: Diário do Comércio