Documento prevê que a BH Stock Festival deverá adotar medidas voltadas para a proteção ambiental e urbanística no entorno da Pampulha

Circuito do evento passa pela UFMG e importantes pontos turísticos de BH | Foto: Reprodução/redes sociais

Após questionamentos sobre as intervenções na região da Pampulha, a organização da Stock Car Pro Series em Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Executivo municipal firmaram acordo que prevê medidas de proteção ambiental e urbanística no local do evento.

O objetivo do acordo firmado na segunda-feira (1º) é prevenir impactos dessa ordem durante a realização da prova da Stock Car na capital mineira. A primeira edição do evento, inclusive, já está com data marcada e acontecerá entre 15 a 18 de agosto, no entorno do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão.

Para o diretor-executivo do BH Stock Festival, Sérgio Sette Câmara, o acordo mostra o compromisso dos organizadores com os interesses e direitos sociais em prol do meio ambiente e urbanístico. “Fica reiterado o interesse mútuo das partes e de todos os mineiros na realização da etapa da Stock Car Pro Series na cidade de Belo Horizonte”, destaca.

Segundo ele, a realização do evento beneficiará a cidade em diversos parâmetros econômicos e sociais. “O BH Stock Festival vai estimular a economia local por meio do aumento no consumo de bens e serviços, atração de turistas e divulgação da cidade, sua cultura, modo de vida, atrativos e serviços”, pontua.

O evento será transmitido para 171 países e pretende colocar a cidade em evidência internacional. “Vamos ajudar a movimentar a cadeia de comércio e serviços da cidade e tudo isso vai movimentar a economia e arrecadar impostos para os cofres públicos”, finaliza Sette Câmara.

Entenda: corte de árvores para a Stock Car em Belo Horizonte causa revolta

Conforme já publicado, a aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) para o corte de 63 árvores na região da Pampulha gerou revolta. Na época, entidades, políticos e grupos civis em Belo Horizonte demonstraram insatisfação com a autorização da Stock Car na região.

Após pressões em termos ambientais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também se posicionou e entrou com recursos contra a realização do esporte no local. A universidade destacou que as vias que circundam o Mineirão, se aproximam das áreas de reservas ecológicas do campus Pampulha, configurando-se como um local inadequado para a prova automobilística, além de prejudicar a universidade nos dias de preparação, treino e realização do evento.

Fonte: Diário do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *