Líderes de TI e CIOs poderão otimizar o trabalho com as tecnologias
De plataformas de governança de Inteligência Artificial (IA) até segurança contra a desinformação. Estas são algumas das tendências tecnológicas previstas para uso das empresas a partir de 2025.
É o que revela um estudo realizado pelo Gartner, Inc, empresa especializada em apresentar estratégias para estimular a tomada de decisões mais efetivas nas corporações. A pesquisa ressalta as principais tecnologias que causarão grandes transformações para os Chief Information Officers (CIOs) e lideranças de Tecnologia da Informação (TI) nos próximos dez anos.
O vice-presidente e analista do Gartner, Gene Alvarez, destaca a importância das tendências para as empresas. “As principais tendências tecnológicas estratégicas do ano abrangem imperativos e riscos da Inteligência Artificial (IA), novas fronteiras da computação e a sinergia entre humanos e máquinas”.
“Acompanhar essas tendências ajudará os líderes de TI a moldarem o futuro de suas empresas com inovação responsável e ética”, complementa.
Veja abaixo as dez tendências tecnológicas para as empresas em 2025
1) Agentic AI
Os sistemas de Inteligência Artificial Agêntica são capazes de criar e realizar ações autônomas para auxiliar os CIOs a tomarem decisões relacionadas a IA generativa, para melhorar a produtividade nas organizações.
Segundo o estudo da Gartner, no mínimo 15% das decisões necessárias no trabalho serão feitas pela tecnologia até 2028, frente ao percentual de 0% neste ano.
2) Plataformas de governança de IA
Estas tecnologias oferecem a possibilidade de uma gestão eficiente, ética e operacional nos sistemas de IA em uma empresa. Para isso, as ferramentas podem criar, gerir e fomentar diretrizes que visam o uso ético da IA no trabalho.
Até 2028, haverá uma redução de 40% nos incidentes éticos ligados a IA, nos negócios que escolherem fazer o uso da solução, em relação com os empreendimentos que não possuem as plataformas.
3) Segurança contra desinformação
A ferramenta busca ajudar na identificação de itens que podem ser confiados pelos usuários, para criar sistemas que garantem a autenticidade e a precisão das informações, além de monitorar a presença de dados com riscos de ameaça.
De acordo com o Gartner, o percentual das corporações que adotarão recursos de segurança crescerá dos 5% atuais para 50% até o período analisado. A constante evolução de tecnologias de IA e Aprendizado de Máquina podem estimular ocorrências de desinformação nas empresas, neste caso, a solução contra a problemática pode evitar futuras dores de cabeça para os donos de negócio.
4) Criptografia Pós-Quântica
A tecnologia está relacionada a métodos criptográficos elaborados para garantir a segurança contra possíveis ameaças de computadores quânticos. Com o avanço da computação quântica, até 2029, as soluções criptográficas atuais poderão perder espaço na proteção de dados, reforçando a necessidade de as empresas atualizarem suas estratégias de segurança.
5) Inteligência Invisível Ambiental
A Inteligência Invisível Ambiental está ligada ao uso de pequenas etiquetas inteligentes de baixo custo, para rastrear e localizar ambientes e objetos. As informações que transitam nas etiquetas serão enviadas para a nuvem, onde serão analisadas e preservadas.
A tecnologia deve ganhar mais espaço até 2028 quando a solução deverá ser implementada, no sistema de logística de produtos perecíveis, ou a verificar o estoque de mercadoria disponível.
6) Computação com eficiência energética
Segundo a pesquisa, a maior preocupação para as empresas de Tecnologia da Informação (TI) atualmente, é a pegada de carbono gerada por operações nos equipamentos, treinamento de IAs etc.
Para mitigar o problema, a computação com eficiência energética poderá colaborar na criação de equipamentos, sistemas e data centers que reduzam o consumo de energia e as pegadas de carbono.
7) Computação Híbrida
A solução tecnológica realiza a combinação de ferramentas computacionais diversas, como as unidades de processamento gráfico, unidades de processamento central, borda, engenharia neuromórfica e sistemas de computação clássica e ótica, para solucionar eventuais problemas na área.
Ao usar a tecnologia, as empresas poderão resolver e compreender os obstáculos enfrentados, além de criar espaços de fomento eficazes para a inovação.
8) Computação espacial
A ferramenta visa melhorar o espaço físico por meio da ligação de conteúdo digital no mundo real, com o uso de soluções como a realidade aumentada e virtual. Segundo a pesquisa, a computação espacial poderá aprimorar o desempenho das corporações nos próximos anos, ao otimizar o trabalho e a colaboração nas tarefas.
Até 2028, 20% das pessoas terão uma experiência imersiva com conteúdos digitais, de pelo menos uma vez por semana. Já até 2033, a tendência deve gerar US$ 1,7 trilhões, frente aos US$ 110 bilhões de 2023.
9) Robôs Polifuncionais
Os robôs polifuncionais são máquinas capazes de realizar múltiplas tarefas ao seguir instruções humanas, além de serem flexíveis em seu modo de operação e terem um rápido retorno sobre o investimento. O percentual de pessoas que realizam interações diárias com estes robôs deve atingir 80% até 2030, frente aos 10% registrados atualmente.
10) Aprimoramento Neurológico
A décima tendência realiza a otimização das habilidades cognitivas, por meio de tecnologias que fazem a leitura das atividades cerebrais, ao usar interfaces cérebro-máquina bidirecionais. Para os negócios, a solução deve estimular o desempenho, a experiência do consumidor personalizada com marketing de próxima geração e o aprimoramento nas condições humanas.
Com a solução tecnológica, as empresas poderão saber exatamente os sentimentos e pensamentos dos clientes. Até 2030, 30% dos profissionais que dependem de conhecimento para exercer suas funções, estarão utilizando esta tecnologia para otimizar seu trabalho, além de se destacarem em meio ao crescimento esperado do uso de Inteligência Artificial (IA).
*Klaucius Ricardo escreveu sob supervisão da Edição.
Fonte: Diário do Comércio